O governo do PS avançou com a criação do chip; quer dizer, do «Dispositivo Electrónico de Matrícula» (DEM). Era obrigatória a sua aplicação nas viaturas automóveis.
O PS propôs hoje o fim da obrigatoriedade do chip; quer dizer, do «Dispositivo Electrónico de Matrícula» (DEM) para todos os veículos. Foi pela boca da deputada Ana Paula Vitorino.
Mas atentem nisto: o DEM "só será obrigatório nos sítios onde existirem este tipo de portagens", deixando assim de "haver a generalização da obrigatoriedade do dispositivo".
E nisto: "existe sempre a possibilidade da cobrança ser feita através de uma fotografia (retirada à matrícula do veículo)", tendo os automobilistas o prazo de cinco dias para efectuarem o pagamento.
E ainda nisto (sobre o fim a que se destina o dito cujo): "O DEM serve exclusivamente para a cobrança de portagens. Qualquer outro fim terá que ser objecto de um acordo entre o dono do veículo e qualquer outra entidade" - explicou a deputada…
Entretanto, parece que o pagamento das SCUT já não vai ser obrigatório a partir de 1 de Julho, mas sim a partir de 1 de Agosto - mas isto só para as concessões da Costa da Prata, Litoral Norte e Grande Porto, pois as restantes quatro SCUTs do país só terão portagens pagas a partir de 1 de Janeiro de 2011…
Demónios! Cum cacete!... Ninguém percebe nada disto e já não há pachorra de alma para isto!
(Protótipo do DEM, segundo as últimas informações)
Por mim, assunto encerrado! Eu nem tenho carro…