27
Dez 10

 

*  *

«O Polvo é que andava muito deprimido. Então não é que, em Terra, o consideravam um peixe mafioso, em virtude dos seus tentáculos?... Ele que nunca tinha estado minimamente ligado à Mafia. Era uma grande injustiça, uma calúnia pela qual ia pedir uma indemnização em tribunal. O seu advogado, o Pargo Legítimo, pedia ainda uma pena de dois meses de conserva em molho de tomate para todos aqueles que fossem apanhados a chamar "polvo" a qualquer associação de malfeitores. Quanto a este processo, estou convencido de que o polvo vencerá, porque um polvo unido jamais será vencido.
Ainda por cima, o Polvo é conhecido no mar alto precisamente por ser o oposto do mafioso. Está certo que se serve dos seus tentáculos para almoçar, mas, fora das refeições, cada um daqueles oito braços são o instrumento da gentileza, da bondade e da dedicação ao trabalho. Eles servem sobretudo para cumprimentar, acariciar, dar, distribuir, fazer coisas, para o que não tem mãos a medir. No mar alto, chamar polvo a alguém é um elogio. Ser um polvo significa ser uma jóia de pessoa. Trabalhar que nem um polvo significa trabalhar muito.
Como devem calcular, o Polvo é muito solicitado para todo o tipo de trabalhos manuais, especialmente reparações e mudanças. Com os seus oito braços, ele consegue executar simultaneamente várias tarefas. A última vez que o tive cá em casa, arranjou-me ao mesmo tempo o esquentador e a televisão, enquanto atendia o telemóvel e fumava dois cigarros. Sim, imaginem, dois cigarros. Um deles era um daqueles cigarros medicinais para deixar de fumar.»

 

                                                                                             ANTÓNIO POCINHO

(Excerto de «Quanto custa criar uma sardinha» - Edições Fenda, 1999)

 

publicado por flordocardo às 12:51
tags:

Ainda bem que gostas. :)
Passa sempre que quiseres.
Bom ano novo!
may. a 27 de Dezembro de 2010 às 17:39

Irei passando. Bom Ano!
flordocardo a 27 de Dezembro de 2010 às 22:36

E o polvo sem culpa nenhuma, pá!
Melt a 27 de Dezembro de 2010 às 18:26

Essa é que é essa!
flordocardo a 27 de Dezembro de 2010 às 22:36

Então um bom ano para o Polvo e para o blog!
Abraço!
M. Silvino a 28 de Dezembro de 2010 às 11:57

Obrigado! Bom Ano também para si! * * *
flordocardo a 29 de Dezembro de 2010 às 00:20

Dezembro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO