21
Fev 10

 

 

 

 

A Alemanha de Hitler promoveu, em 1933, a queima pública de livros considerados "não alemães" e de "intelectuais judaicos". Aqueles livros seriam “subversivos” e mesmo “perversos”. Tratava-se, portanto, de “limpar” a cultura alemã…
Foram assim parar ao fogo obras de Thomas Mann, Walter Benjamin, Brecht, Heine, Freud, Einstein...
 
Hoje, pelos vistos - e em Portugal -, usam-se guilhotinas para destruir livros. Foi o que fez há dias o Grupo Leya, capitaneado por um tal Miguel Pais do Amaral. A guilhotina cumpriu as ordens, destroçando livros de Fernão Lopes, Goethe, Eduardo Lourenço, Eugénio de Andrade, Jorge de Sena, António Ramos Rosa… Estavam a mais e ocupavam demasiado espaço… Colocar os livros em saldo ou oferecê-los? Não. Guilhotiná-los!
 
Como se pode ver, existem nazis para todos os gostos. Os de cá têm provavelmente a especial particularidade de destruir livros em nome da mais pura, singela e cavernosa ganância.
 
Quanto ao papel cultural da Leya cá no burgo estamos, portanto, conversados!

 

publicado por flordocardo às 01:45

Como disse há tempos no Atenta Inquietude quando a situação foi denunciada creio que pelo antigo editor, foi o contributo de Miguel Paes do Amaral para o Plano Nacional de Leitura.
Apareça e um abraço
Zé Morgado a 21 de Fevereiro de 2010 às 12:51

Foi um "grande contributo", sem dúvida...
Eu vou pasando pelo seu blogue, ok?

Abraço!
flordocardo a 21 de Fevereiro de 2010 às 14:31

Caro amigo
Hoje em dia são poucas as pessoas que amam os livros... há coisas bem mais importantes que um mero livro. Sabes, aprendi com a minha mãe a amar os livros e as bibliotecas... adoro o seu cheiro, adoro folheá-los e envolver-me, se for uma boa história. Voltámos ao tempo da inquisição...essa sim, queimou inúmeros livros com a inconsciência e barbaridade que a caracterizavam.
Abraço
ónix a 21 de Fevereiro de 2010 às 21:45

Obrigado, ónix. Eu também os amo - e ao seu cheiro também. E sabes uma coisa? Acho que eles nunca foram tão precisos como nos dias que correm.
Bjões!
flordocardo a 22 de Fevereiro de 2010 às 00:17

Fevereiro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO